Primeiramente, auditoria é uma análise sistemática, feita de forma minuciosa, das atividades exercidas por uma empresa, com o objetivo de atestar se essas atividades estão sendo realizadas conforme o que foi previamente estabelecido, além de atestar a qualidade do trabalho que está sendo desenvolvido pela organização.
As auditorias são divididas em duas categorias:
Auditoria Interna
A auditoria interna é realizada por funcionários integrantes da empresa e sua principal função é avaliar os sistemas de controle internos e o patrimônio do negócio, visando tornar a empresa mais segura, apontar riscos e sugerir melhorias. A grande vantagem desse tipo de auditoria é o conhecimento prévio que os funcionários carregam sobre o funcionamento da empresa.
Auditoria Externa
Já no caso da auditoria externa, é realizada por profissionais que estão fora da organização, normalmente empresas especializadas em prestar este tipo de serviço. Diferentemente do primeiro tipo, a auditoria externa se preocupa em encontrar irregularidades ou fraudes na empresa, de forma a assegurar o investimento feito por instituições financeiras, acionistas e qualquer outro que deseje realizar investimentos naquela empresa.
Auditoria de segurança
Também existe uma auditoria que é totalmente voltada para a segurança de uma empresa, a auditoria de segurança. Essa modalidade visa investigar as atividades de segurança de uma organização, para entender se as normas estão sendo cumpridas e avaliar a efetividade dos protocolos de segurança previamente estabelecidos.
A auditoria de segurança permite que erros sejam descobertos e corrigidos, buscando manter a empresa no maior nível de segurança possível para evitar o acontecimento de qualquer imprevisto. Dessa forma, é importante que haja um planejamento minucioso dessa auditoria para que todos os pontos relevantes sejam levantados e nada passe despercebido.
Esse tipo de auditoria também é recomendado quando novas situações mudam a dinâmica da empresa, como a abertura de uma nova filial ou a implantação de uma nova tecnologia. Assim você garante que as novas variáveis que passarão a afetar a empresa, já iniciarão suas atividades dentro dos padrões de segurança da sua organização.